Veículos

Na trilha dos off-road


Aficionados por 4x4 percorrem caminhos inóspitos da região apreciando a natureza ANDRÉ COSTAMILAN

( costamilan@jornalpioneiro.com.br)

Vencer obstáculos em meio à natureza nos finais de semana é o principal objetivo dos amantes dos veículos 4x4, mais especificamente, dos jipeiros. Emoção, diversão e companheirismo fazem parte desse esporte, que cativa praticantes e seus familiares. Na cidade, eles se reúnem no Jeep Clube de Caxias do Sul e no Camelos da Serra Jeep Clube.

No segundo sábado de cada mês, a agenda dos associados do Jeep Clube de Caxias está reservada para uma trilha pela região. No último final de semana, Sobre Rodas acompanhou 16 integrantes desse grupo - em oito veículos -, subindo e descendo estradas intransponíveis para carros comuns.

A intenção era percorrer uma trilha conhecida, próximo à represa do Faxinal, mas árvores derrubadas alteraram o roteiro para o distrito de Juá, em São Francisco de Paula. Aos poucos, os jipeiros vão chegando ao ponto de partida, junto à sede do clube, no distrito de Fazenda Souza. A aventura começa às 9h40min, depois da checagem de equipamentos.

Cuidado com o trânsito

Depois de tudo pronto, chega a hora de pegar a estrada num comboio, que sai levantando poeira e chamando a atenção por onde passa. Sempre se comunicando pelo radioamador, os pilotos e navegadores alternam piadas e brincadeiras entre os colegas com informações importantes.

- Veículo no sentido contrário - diz o empresário Paulo Ricardo Tonolli, 40 anos, pelo rádio, enquanto puxa o comboio.

A intenção é alertar os companheiros sobre o fluxo de automóveis comuns, evitando acidentes. Até mesmo pedestres ou ciclistas são "rastreados e monitorados" pelos trilheiros. Ao final da fila, o chamado "fecha porteira" tem a obrigação de verificar e avisar sobre qualquer problema com os participantes que estão ao centro do comboio - além de, óbvio, fechar as porteiras de propriedades acessadas.

Trabalho em equipe

A organização do grupo se assemelha à de empresas, onde cada integrante tem uma função definida. Em algumas ocasiões, há um revezamento dessas atividades.

- Tem que haver uma logística. Nas bifurcações, onde alguns não conhecem o percurso, um jipeiro fica sinalizando, isso é praxe - explica Tonolli.

Outro fator importante nos passeios é o companheirismo. O presidente do Jeep Clube de Caxias, o representante comercial Ilo Sérgio Ramos, 52, diz que a todo momento um trilheiro pode precisar do outro ou de equipamentos do colega.


  • É um esporte que requer trabalho em equipe - explica Ramos.

Durante as refeições, isso fica claro. Às margens de um riacho, por volta das 14h, os jipeiros realizam um "pit stop" para o almoço. Pão, bife e tomates integram o cardápio. Um deles se encarrega de cozinhar a carne num disco de arado, aquecido por um fogareiro. Refrigerante, água e cerveja são compartilhados sem cerimônia.

Após a refeição, de volta à poeira. A falta de locais lamacentos, devido à seca, tira um pouco o brilho da trilha. Contudo, não tira a animação dos participantes, que atravessam fendas provocadas pela erosão e vencem subidas íngremes cravejadas de pedras.





No último fim de semana, jipeiros traçaram uma rota no interior de São Francisco de Paula Foto(s): Ricardo Wolffenbütel/Pioneiro



Diversão respeita o meio ambiente


Todo o jipeiro que se preza ama a natureza. Os participantes de trilhas procuram alterar o mínimo possível a paisagem por onde transitam. Quando terminam os passeios, o único rastro que fica é dos pneus. Conforme o presidente do Jeep Clube de Caxias, Ilo Sérgio Ramos, a norma é rodar onde já existe trilha - muitas vezes são estradas desativadas cheias de pedras, buracos e erosões, além de atoleiros e riachos.
- Nós cuidamos muito para não estragar as propriedades nem depredar a natureza. Procuramos manter a originalidade do lugar - explica Ramos.
Após a refeição, na trilha de sábado, o aposentado e piloto de testes Sérgio Otto Scheifler alerta a todos:
- Lixo nas sacolas plásticas. Não vamos deixar nada para trás - avisa, fazendo referência a um lema dos jipeiros, que diz que ninguém pode ficar pelo caminho.
A determinação é reforçada pelo presidente do clube:
- Vamos levar (o lixo) para dentro dos jipes.



Trabalho e lazer se misturam

O aposentado e piloto de testes da Agrale Sérgio Otto Scheifler divide o seu tempo entre o trabalho e a diversão. Ou vice-versa. Durante a semana, Scheifler assume o comando de um Marruá, veículo 4x4 que está sendo fabricado em série pela empresa caxiense. Os testes são realizados nas piores trilhas e estradas da região. Barro, pedra e buracos fazem parte do dia-a-dia de trabalho do Alemão, como é conhecido entre os jipeiros.
Nos finais de semana, o Marruá cede espaço para os tradicionais Jeep Willys. Em vez de descanso, Alemão prefere se reunir aos colegas do Jeep Clube de Caxias para fazer trilhas pela Serra.
- Além de me divertir, recebo para fazer o que eu mais gosto (testar o Marruá) - resume Alemão.
O amor dele pelos off-road também pode ser traduzido pelo número de jipes que possui: três - um ainda em fase de montagem -, todos construídos por ele mesmo.
- Esse último vai me custar cerca de R$ 50 mil. Estou usando peças mais modernas do que as dos outros jipes.
Ele explica que o veículo utilizado na trilha de sábado, tem uma miscelânea de peças. O câmbio é de uma caminhonete C10, a mecânica é de uma S-10, a direção hidráulica é de um Dodge Dart e o freio a disco é de um Galaxie. E, por fim, o motor é de um Opala.





ClicRBS

Confira a lista dos alguns dos principais Jeep Clubes da região:

Caxias do Sul

Nome

Jeep Clube de Caxias do Sul

Associados

55

Fone

9972.5936

Página na internet

www.jccs.com.br

E-mail

presidente@jccs.com.br

Principais eventos

Desafio 4x4 e Sport Utility



Nome

Camelos da Serra Jeep Clube

Associados

32

Fone

211.1297

Página na internet


E-mail

tuboparts@brturbo.com.br

Principais eventos

Passeio Trilha em Outubro


Bento Gonçalves


Nome

Jeep Clube da Polenta

Associados

62

Fone

(54) 9972.1888

Página na internet


E-mail

pavimentadora@terra.com.br

Principais eventos

passeios pelo Exterior, como a Cordilheira dos Andes, no Chile


Farroupilha

Nome

Jeep Clube de Farroupilha

Associados

30

Fone

(54) 268.9296

Página na internet


E-mail

germanopasqual@yahoo.com.br

Principais eventos

Raid do Kiwi


Nova Prata

Nome

Jeep Clube Maragatos

Associados

50

Fone

(54) 242.1784

Página na internet


E-mail

margatos@pratense.com.br

Principais eventos

Trilhas pela região


Nova Petrópolis

Nome

Amigos do Jeep de Nova Petrópolis

Associados

27

Fone

(54) 281.3500 ou 9978.7978

Página na internet


E-mail

chico@chiconovak.com.br

Principais eventos

Passeio do Xucrut's


São Francisco de Paula

Nome

Grupo de Amigos de São Francisco de Paula (não tem clube registrado)

Associados

5

Fone

(51) 9816.1231

Página na internet

www.planetatrilha.com.br (estará no ar em abril)

E-mail

planetatrilha@hotmail.com

Principais eventos

Off-road de São Francisco de Paula


São Marcos

Nome

Jeep Clube São Marcos

Associados

16

Fone

(54) 291.2091

Página na internet

www.jeepclubesm.nsol.com.br

E-mail

jeepclubesm@nsol.com.br

Principais eventos

Passeio Trilha de São Marcos


Vacaria

Nome

Jeep Clube Serra Off Road

Associados

55

Fone

(54) 232.1568

Página na internet

www.serraoffroad.com.br

E-mail

serraoffroad@bol.com.br

Principais eventos

Trilha Ecológica e Jeep Cross