Tahuantinsuyo Expedition 2006

Caxias do Sul - Bolívia – Peru (sudeste)

Dados da Bolívia e Peru

A Bolívia quer o mar


Sobre a fixação da Bolívia com o pedaço de mar no norte do Chile que um dia foi dela já conhecia. Só não sabia a que extremos era levada.
Deve haver uma dor profunda com as perdas da Guerra do Pacífico. Foi graças a ela que a Bolívia perdeu suas minas e a saída para o oceano.
Podemos concluir que este é o país mais azarado do mundo. Perdeu parte do território para o Peru. O litoral foi para o Chile. Até mesmo o Paraguai (?) levou um pedaço do bolo depois da Guerra do Chaco. Mesmo na hora dos negócios o país é ruim de aposta. Vendeu para o Brasil o Acre antes de saber que havia lá os produtivos seringais.
Agora o orgulho boliviano está em recuperar essa parte que hoje é do vizinho de território estreito. Embora não tenha saída para o mar, a Bolívia tem Marinha. Lema: "O mar nos pertence por direito; recuperá-lo é nosso dever". Há em hotéis mapas, que onde deveria aparecer o Chile, consta só "território sob litígio".
Há em La Paz o museu do litoral, com fotos de Antofagasta e Calama. Mapas reconstroem o tempo em que esse pedaço era boliviano e etc.
Eles estão bem aqui do lado mas a gente não percebe a tensão que há entre o Chile e o Peru e a Bolívia. Eles se odeiam, não só governos como o povo mais simples.
Agora a Bolívia com essa disposição de reaver esse território a todo custo. Daí, eu me pergunto: será que o povo de lá gostaria de fazer parte desta república? Cem anos depois, como ficaria a transformação?
Há uns dois anos, mais ou menos, Brasil, Argentina e EUA firmaram com Peru e Equador um acordo sobre as pendências da divisa. O caso aqui parece mais complicado. Por enquanto, o vulcão só solta cinzas, mas não é longe o dia em que uma erupção irá levantar esse rancor.

(www.homemmal-acabado.blogspot.com)


Veja mais dados sobre a Bolívia

Veja mais dados sobre o Peru