Tahuantinsuyo Expedition 2006

Caxias do Sul - Bolívia – Peru (sudeste)

O que é o Tahuantinsuyo


Tahuantinsuyo


OS SUYOS

Os incas dividiram seu imenso império em quatro grandes unidades geopolíticas os suyos que se irradiavam para fora desde a capital, Cusco. Chamaram a seu império "Tahuantinsuyo" e designaram a cada um dos suyos com o nome dos grupos étnicos locais dominados.

  1. Ao noroeste de Cusco se localizava a região de Chinchaysuyo que incluía a costa norte e a serra do Peru até o Equador.

  2. Ao noroeste de Cusco se achava o Antisuyo que incluía as drenagens superiores do rio Amazonas e a vertente oriental-sul dos Andes centrais.

  3. O quadrante sudoeste de Tahuantinsuyo se chamava Collasuyo e incluía o Lago Titicaca, o norte de Chile, noroeste de Argentina e a atual Bolívia.

  4. O quarto suyo de império Inca, Contisuyo, compreendia o sul e sudoeste de Cusco, ou seja, as regiões de Arequipa e a costa centro-sul do Peru.





Estandarte do Antisuyo


Estandarte do Chinchaysuyo


Estandarte do Collasuyo


Estandarte do Contisuyo

Os quatro suyos eram:

Organização territorial

Cada suyo abrigava um número variável de macro etnias contidas em huamanis. Cada huamani estava dividido em sayas e cada saya, a seu vez, em familias (ayllus).


  • Este sistema de organização sócio-político sofre grandes modificações com a chegada dos Incas, que com sua ocupação efetiva do noroeste Argentino, constituem o último período independente indígena americano.

  • O Império irrompe no território argentino, no século XV, não se sabe com exatidão a data, porém possivelmente muito antes do que acreditávamos até agora, visto que as datações estão dando, tanto na Bolívia como no Chile, quase um século mais que o estipulado até agora pela análise de documentos escritos na primeira época de ocupação espanhola.

  • O Estado Inca ocupou o território do Oeste catamarqueño e riojano, estabelecendo em Catamarca o fabuloso Pucará de aconquija, e em la Rioja a "Tambería de chilecito", as duas maiores fortalezas da fronteira Sul do Império, além de numerosos estabelecimentos de menor tamanho.

  • Não há evidencias da ocupação inca do Vale Central de Catamarca, nem da zona Leste, supomos que nestas áreas os grupos que se haviam adaptado desde o Período de Integração Regional se mantiveram vigentes e não conseguiram ser conquistados pelo império, que também nunca se interessou muito por áreas carentes de minerais de ouro, prata e cobre.

  • O surgimento inca na zona, como no resto do território argentino se produziu de forma violenta e rápida, os incas ocuparam todo o Oeste de Catamarca e La Rioja, e no curto lapso que estiveram construíram ou modificaram grande quantidade de vias de comunicação, tanto as principais de sentido Norte-Sul como as secundarias de interligação.

  • Nos vales mais estudados se conhecem maior quantidade de restos incas, nos demais os sítios irão aparecendo à medida que se investigue.

O COLLASUYO

  • Para formar o Collasuyo, o império teve que criar una serie de entidades administrativas que atualmente se conhecem como províncias. Por exemplo, para noroeste argentino, a província de Chicoana cobria um área que ia desde a Bolívia até o sul do assentamento inca de Chicoana (La Paya), que foi a capital inca desta província. Compreendia o piso de puna e a parte setentrional do valle Calchaquí. Em direção sul se localizava a província de Quire-Quire, que se estendia pelo resto do vale Calchaquí, todo o vale de Santa Maria e os vales de Andalgalá, Hualfín e Abaucán(Catamarca).

  • O área vale-serrana central compreende um conjunto de vales e quebradas situadas entre 1500 e 3000 metros de altitude, que se desenvolvem nas províncias de Catamarca, La Rioja, norte de San Juan, oeste de Tucumán e oeste de Salta.

FORTALEZAS

  • Ao pés da serra de Aconquija, a 4200 metros de altitude, se encontram as ruínas dos Nevados do Aconquija, na vertente que olha à leste. O povoado se divide em duas partes separadas por una distancia aproximada de 1 quilômetro e conectados pelo caminho inca de 2 a 3 metros de largura. O setor noroeste consta de una praça de 75 metros de comprimento com numerosos montículos de pedra em seu interior. na parte sul da praça se localiza uma huanca ou rocha sagrada. à oeste da praça e encostada ao pendente do cerro se acha uma serie de pátios retangulares e na pendente que baixa no sentido leste da praça há una série de recintos pircados circulares de diâmetros variáveis que para os autores poderiam ser vivendas ou refúgios.

  • O conjunto de maior altura apresenta dois recintos retangulares rodeados de uma kancha enfrentando uma fileira de construções retangulares encostadas que podem ter sido depósitos. Na direção sul há una grande praça de 77 metros de comprimento, que em uma de suas paredes apresenta três plataformas. A praça se acha delimitada por um largo muro com duas entradas, uma ao norte e outra ao oeste e encostada em sua borda sudoeste há uma plataforma o montículo escalonado de 6 metros de altura com escadaria. A plataforma superior tem 8 metros de lado. Rodeando a praça há quatro construções retangulares, duas provavelmente kallankas (Hyslop e Schobinger 1991).

  • Aparentemente o caminho não continuava em direção ao leste desde o ushnu de Nevados del Aconquija se consegue ver o campo de Pucará localizado a 60 km. ao sul. e sobre um cerro que circunda se encontra o Pucará de Andalgalá, outra das fortalezas inca, assemelhando-se a uma instalação militar.

  • No campo de Pucará se encontra a fortaleza ou Pucará de Andalgalá, localizado sobre meseta e pé de um cerro que circunda o campo. O tipo de localização é uma fortaleza associada a currais e canais.

  • Na Hoyada de Antofagasta de la Sierra , se acha a fortaleza de coyparcito rodeada de muralhas ".... que parece integralmente construída pelos incas para fins militares" (Olivera 1994).