A ESTRADA DO INFERNO

Ela é a preferida dos jipeiros. O trecho que vai de Mostardas até São José do Norte tem aproximados 160 km, passando pela Lagoa dos Patos.

Cruzando dois dos mais belos recantos naturais do sul brasileiro - a Lagoa dos Patos e o Parque Nacional da Lagoa do Peixe -, a estrada de nome ameaçador, passa-se por paisagens isoladas do sul do país. O local é um dos mais importantes refúgios de aves migratórias do continente. Na restinga que separa a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, no litoral gaúcho, encontra-se muitas belezas naturais e pessoas que vivem praticamente ilhadas pela dificuldade de acesso, já que a Estrada do Inferno é um pedaço esquecido da rodovia BR-101, que liga Mostardas a São José do Norte.


Parte deste trecho está asfaltado, no entanto, boa parte da estrada tem grandes trechos de areia, poças e atoleiros. Na época das chuvas, os banhados invadem a estrada. Em tempos de seca, o percurso é coberto por grandes trechos de areia fofa e facões que riscam o terreno arenoso. Neste trecho, o negócio é prestar muita atenção e acelerar. Vale lembrar que esta estrada é um lugar cultuado pelos amantes do off road no sul do Brasil e é também palco de grandes “causos” do mundo off road.


A estrada do inferno já não é a mesma, mas numa parte de 50 km em torno de Bojuru, onde não foi asfalta ela faz valer seu nome, com areia fofa, atoleiros, valetões, carros e caminhões sendo rebocados por tratores.


Na barra do rio Estreito, o local era perigoso, tendo engolido vários veículos, que justifica o nome, por ser estreito, parece mais um córrego.


São José do Norte, uma antiga cidade, que preserva um belo casario colonial e muita tranqüilidade e também reserva agradáveis surpresas.


COMO CHEGAR


De Porto Alegre até Mostardas são 209 quilômetros. Siga pela RS 040 sentido Viamão. Pegue a BR 101, em Capivari do Sul. Desse ponto, serão mais 125 quilômetros até Mostardas.