São José dos Ausentes


Cristina Lima
Epífitos em araucaria






Mario Bitt-Monteiro
Paisagem outonal


Mario Bitt-Monteiro
Ambiente para Pesca Esportiva




Mario Bitt-Monteiro
Amanhecer nos Campos de Cima da Serra




Mario Bitt-Monteiro
Cânyon do Monte Negro



O Município de São José dos Ausentes, situado no extremo nordeste do Estado do RS, é um local privilegiado pela natureza. São campos, matas de araucária, canyons, rios e riachos com águas puríssimas, adornados com uma atmosfera límpida a mais de 1200 metros acima do nível do mar. Desponta como um lugar de excelência paisagística, inserido no complexo da fisionomia riograndense. As principais atividades econômicas são a pecuária extensiva e a agricultura, constituída notadamente por pomares de macieiras e plantações de pinnus que substanciam a industria madeireira da região. Essas atividades são ainda realizadas em pequena escala, não constituindo um perigo imediato ao meio ambiente, que permanece quase intacto.

A região em que se situa, pela sua beleza natural e nível de preservação é uma espécie de santuário ecológico, localizado a mil e duzentos metros acima do nível do mar, é onde está o Monte Negro, pico mais alto do Estado do RS, com 1.403 metros. Este altiplano, constituído por campos , canyons, rios, riachos, sangas e cascatas, constitui-se numa região peculiar, como uma reserva biológica, congregando um vasto banco genético, a céu aberto.

Outro ponto de destaque da região, constitui-se no fato de ser o local onde se registram as temperaturas mais baixas do Estado do RS, com a ocorrência de geadas e nevascas no inverno, ao lado de temperaturas amenas no verão. Isso, agregado às demais belezas naturais, a converte num expressivo potencial turístico, ainda não explorado.