MARRUÁ O TOURO BRAVO




No dia 18 de fevereiro de 2005, a AGRALE disponibilizou para os sócios e convidados do Jeep Clube de Caxias do Sul o seu mais recente lançamento, o jeep “Marruá”. Neste dia, na localidade de Monte Bérico (interior de Caxias) foram feitos testes dos mais diversos, objetivando “destruir” o “touro”. Frustração total, pois por mais que se fizesse, parece que o jeep fazia questão de provar a antiga expressão : “Sou Gaúcho, morro seco mas não me entrego”. Desta forma, pudemos perceber que durante o dia todo, diversos pilotos experientes tentaram e tentaram mas, de fato, não conseguiram domar o “touro bravo”. Parecia que quanto mais o maltratava-mos, mais ele mostrava seu valor.

A pista, com um quilometro de extensão e grau 6 de dificuldade foi especialmente construída, com todos os tipos de obstáculos possíveis, rampas com alto grau de inclinação, banhados, erosões laterais, pedras, etc... Em todos os obstáculos, ele se mostrou valente. Ficou muito claro a preocupação do fabricante com alguns ítens que são reivindicações antigas de todo o praticante do esporte off road:

1ª A suspensão, com seu incrível curso e macies, que faz com que não se sintam os solavancos naturais em outros veículos off-road.

O excelente motor diesel com 132 CV, que combinado com a relação correta da caixa de câmbio, confere um desempenho supreendente, levando com tranqüilidade os 1.960 kg de peso total mais os passageiros e garga.

3ª O espaço interno que permite ao piloto e acompanhantes desfrutarem de um conforto não comum neste tipo de veículo, é possível graças às medidas de 1,95 metro de altura, 1,87 m de largura e 3,80 m de comprimento, que favorecem o conforto dos passageiros.


Como se trata de um modelo projetado inicialmente para atender os requisitos operacionais militares, a primeira impressão ao assumir o volante é impactante. O acabamento interno é espartano. Bancos, câmbio, painel, maçaneta, entre outros ítens, mostram a preocupação com a resistência e não com a beleza.


Porém, ao entrar na pista, tudo isso deixa de ser importante. Não tem obstáculo que o “touro bravo” não ultrapasse. Com a tração acionada, ele enfrenta toos os obstáculos sem hesitar. Não importa o desafio. Pode ser poça, subida, descida, buraco, o que vier pela frente, o carro enfrenta com a valentia e competência.


Como nem tudo é perfeito, é unânime entre os que testaram o veículo, a necessidade de opção de reduzida em todas as marchas, como os tradicionais todo terreno, e não só na primeira marcha que é o modelo disponibilizado.


Mais informações www.agrale.com.br

Texto : Marcos Antonio Casagrande

Fotos : Guido Beier

Lucas Casagrande

Marcos Antonio Casagrande