Pedágios do Rio Grande do Sul

Manifestantes bloqueiam pedágio entre Farroupilha e Caxias



Estradas

Convias não receberá comissão

Desdobramentos do protesto

Farroupilha - A Convias, concessionária do Pólo Rodoviário de Caxias, anunciou ontem que não haverá reunião na segunda-feira com uma comissão de lideranças formada durante a manifestação de anteontem na praça de pedágio da RS-122. A empresa entende que as propostas de redução de 70% na tarifa integral e a cobrança unidirecional na praça de Farroupilha - onde manifestantes fecharam o tráfego por uma hora e 43 minutos - afetariam o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Em razão dessa conseqüência, a empresa sugeriu para que o governo do Estado promovesse o encontro, que envolveria a concessionária, Secretaria dos Transportes, usuários, prefeituras caxiense e farroupilhense e Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

A reunião de segunda havia sido combinada durante encontro entre os organizadores do movimento e representantes da concessionária em meio à manifestação. O compromisso levou o grupo a desbloquear o tráfego nos dois sentidos da rodovia.

Diante da ameaça de novos protestos do gênero, a concessionária vai à Justiça para cobras o ressarcimento do prejuízo de quarta dos responsáveis pelo ato.

Cartas de leitores

Pedágio 1

Li a reportagem do Pioneiro de ontem e não concordo com a afirmação que os protestos são um desrespeito ao cidadão. O pior desrespeito que aconteceu foi colocar um pedágio em uma área em que duas cidades formam praticamente uma apenas. Além disso, cobram valores exorbitantes e absurdos pela extensão da estrada que deveria ter manutenção pela concessionária. Isso sim é um desrespeito total ao direito de ir e vir e ao orgulho da população, que é tratada como fantoche.

Vanuza Antunes
Caxias do Sul


Pedágio 2

O direito de ir e vir é desrespeitado todos os dias quando sou obrigada a passar pelo pedágio para ir trabalhar, ou seja, de segunda à sexta-feira. Dá para calcular quanto sai do meu salário mensalmente? Me desculpem, mas por falta de ações como essas é que esse país está gradativamente sendo vendido para a iniciativa privada.

Mara Lúcia Kaminski
Caxias do Sul